quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Só é racismo se for minoria?


Após o caso da torcedora do Grêmio chamar o goleiro Aranha de macaco, aconteceu de uma moça chamar um rapaz de "branco de merda", fica o video:




A pergunta que se forma, qual a diferença entre os dois casos?

Segundo argumentos de parte da esquerda, devemos lidar com o racismo da seguinte maneira:






É claro que há inúmeros argumentos contrários a essa perspectiva e não tentarei refutar essa opinião acima, apenas citarei o que eu acredito ser racismo:

Dicionário Michaelis.

racismo
ra.cis.mo
(raça+ismo) 1 Teoria que afirma a superioridade de certas raças humanas sobre as demais. 2 Caracteres físicos, morais e intelectuais que distinguem determinada raça. 3 Ação ou qualidade de indivíduo racista. 4 Apego à raça.

Dicionário Priberam

ra·cis·mo
(raça + -ismo)
substantivo masculino
1. Teoria que defende a superioridade de um grupo sobre outros, baseada num conceito de raça, preconizando, particularmente, a separação destes dentro de um país (segregação racial) ou mesmo visando o extermínio de uma minoria.
2. Atitude hostil ou discriminatória em relação a um grupo de pessoas com características diferentes, .notadamente etnia, religião, cultura, etc.

Significado.com.br/racismo

Racismo é a convicção sobre a superioridade de determinadas raças, com base em diferentes motivações, em especial as características físicas e outros traços do comportamento humano.

Consiste em uma atitude depreciativa não baseada em critérios científicos em relação a algum grupo social ou étnico.





Concluindo, racismo é apenas quando brancos são hostis com os negros ou quando um grupo que se acha superior age com hostilidade perante os outros?







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente